quinta-feira, 31 de maio de 2012

USP encerra junto a Secretaria de Meio Ambiente Oficina de Cenários 2030


Na tarde desta quarta-feira (23/05) reuniram-se no CIAM (Centro de Interpretação Ambiental) vários técnicos e conselheiros do COMDEMA a convite da Mestranda Ana Paula Maria Regra, da Universidade de São Paulo para a apresentação e discussão dos resultados do estudo realizado em Brotas e orientado pelo prof. Dr. Tadeu Fabrício Malheiros titulado “Cenários como ferramenta da gestão ambiental municipal: um estudo de caso em Brotas/SP”.

A técnica de construção de cenários é uma ferramenta de planejamento que permite uma antecipação do futuro, sendo possível observar os futuros prováveis e alternativos, e a partir disso estabelecer ações prioritárias. Segundo a bióloga Ana Paula, “Diferente do entendimento comum do tema, os cenários não fazem previsões, mas trabalham com a combinação de fatores possíveis de acontecer, para que dessa forma os gestores já tenham conhecimento dos problemas existentes ou emergentes e possam planejar a melhor alternativa para resolução destes problemas, sem serem pegos desprevenidos.”

Durante a apresentação dos resultados foi instigado uma discussão crítica, enriquecedora e construtiva entre os presentes das possíveis formas de utilização dos resultados obtidos pela gestão pública. Segundo os participantes o resultado da discussão gerado foi bastante pertinente devido das necessidades do setor em harmonia com os cenários existentes atualmente. Todos parabenizaram a equipe realizadora do estudo.

Para quem quiser saber mais existe um exemplar na Biblioteca Ambiental no prédio do CIAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário